O número de mortes anuais em todo o mundo pelo sarampo ficou pela primeira vez abaixo da marca dos 100 mil em 2016, embora a vacinação siga estagnada, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira (26).
Segundo o relatório anual sobre esta doença feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 90 mil pessoas morreram pelo sarampo em 2016.
Assim, desde o ano 2000, as mortes por sarampo caíram 84%, recorda o comunicado.
A distribuição de 5,5 bilhões de doses de vacinas desde o início do século foi fundamental para reduzir essa quantidade, mas a OMS considera que as campanhas de vacinação devem se intensificar ainda mais.
“A aplicação da primeira dose de vacinas necessárias está estagnada em cerca de 85% desde 2009, distante dos 95% necessários para deter a infecção. E a cobertura da segunda dose, apesar de uma recente alta, era apenas de 64% em 2016”, lamentaram os autores do estudo.
Nigéria, Índia e Paquistão são os países com maior quantidade de crianças não vacinadas.
Revisão: www.cotaplanosdesaude.com.br
Bacana o ponto de vista e informações de muito bom conhecimento nesse assunto mesmo. Procuro sempre sites que possam me ajudar com boas matérias e aqui me encontrei muito satisfeita. Gratidão!